quinta-feira, 5 de maio de 2011

No Dia Nacional das Comunicações, a homenagem é ao Marechal Rondon

o Dia Nacional das Comunicações, a homenagem é ao Marechal Rondon Imprimir E-mail

Hoje, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A data é uma homenagem ao nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon. No final do século 19 e início do século 20, este pioneiro realizou um trabalho vanguardista para a época que possibilitou a expansão das comunicações no Brasil.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, “o desafio enfrentado por Rondon de expandir as novas possibilidades de comunicação a todas as regiões do Brasil continua presente, agora visando as novas tecnologias como acesso a banda larga e telefonia móvel em áreas de difícil acesso”.

Foto: Herivelto Batista
PB_Patrono_IMG_4685
Bernardo junto ao quadro do Marechal Rondon, patrono das Comunicações.
O quadro fica localizado na sala de reuniões do ministro.

Rondon desbravou mais de 50.000 Km de sertão e florestas inexploradas, estendendo mais de 2.000 Km de fios de cobre pelas regiões brasileiras, permitindo, assim, que a comunicação atingisse territórios antes isolados. A linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira (RO) é considerada uma de suas obras mais importantes pois, juntamente com a ferrovia Madeira-Mamoré, ajudou a ocupar a região do atual Estado de Rondônia.

Durante a construção das linhas telegráficas, Rondon entrou em contato com numerosas sociedades indígenas, sempre de forma pacífica, e fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos das regiões por onde passou. Registrou novos rios e corrigiu o traçado de alguns outros no mapa brasileiro. Por sua enorme contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e condecorações de instituições do Brasil e do exterior.

Com o avanço tecnológico, as linhas telegráficas foram substituídas por linhas telefônicas, fibras ópticas e de transmissão de dados. No entanto, o desafio de expandir as novas possibilidades de comunicação a todas as localidades do Brasil continua muito presente. Este é, inclusive, um dos principais objetivos do Programa Nacional de Banda Larga, prioridade da presidenta Dilma. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo vai investir na construção de redes de fibra ótica, o que vai garantir uma internet muito mais rápida e acessível em todas as regiões brasileiras. A meta é construir 41 mil quilômetros de rede até 2014, levando conexão a 4.278 municípios.

Fonte: http://www.conexaominicom.mc.gov.br/index.php/component/content/article/34-post/204-no-dia-nacional-das-comunicacoes-a-homenagem-e-ao-marechal-rondon

Nenhum comentário:

Postar um comentário