domingo, 1 de maio de 2011
Vencedores do Prêmio ARede 2009
Mais uma vez, os projetos concorrentes reafirmaram uma tendência que vem marcando o prêmio desde os anos anteriores: predominam as iniciativas com foco em Educação.
Confira os vencedores
- MODALIDADE SETOR PÚBLICO FEDERAL
Escola Conectada, do Ministério da Educação, com parceria do Ministério das Comunicações.
O Brasil está universalizando o acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ensino público. Até o final de 2010, todas as escolas públicas urbanas e 40% das escolas rurais brasileiras terão pelo menos um laboratório de informática para uso pedagógico.
Todas as escolas urbanas estarão conectadas à internet, em banda larga, graças a um acordo assinado pelo governo federal com as concessionárias de telecomunicações – que fornecerão conexões gratuitas às escolas até 2025.
Esse aporte de tecnologia, somado a um cardápio de conteúdos educacionais digitais e à capacitação contínua dos professores vai gerar condições para uma melhoria sem precedentes na qualidade da Educação no nosso país.
- MODALIDADE SETOR PÚBLICO ESTADUAL
Ponline: Contribuição para Inclusão Digital e Participação Pública, uma pesquisa do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo.
Desde 2003, o Acessa SP, programa de telecentros do governo paulista, realiza uma pesquisa anual para conhecer os usos de infocentros e postos públicos de acesso à internet e ouvir a opinião do público sobre os serviços. É o único levantamento sistemático de um programa de inclusão digital no Brasil.
A Ponline não apenas subsidia os gestores para ajustar os rumos do programa como produz informações sistematizadas para formuladores de políticas públicas, estudiosos e quem mais se interessar pelo tema.
Concebida como uma ferramenta de avaliação e gestão do Acessa SP, a Ponline se tornou um instrumento de mobilização do programa e uma janela para observar tendências na internet brasileira.
- MODALIDADE SETOR PÚBLICO MUNICIPAL
Rádio na Escola, da prefeitura de Florianópolis.
Utilizar o rádio para a construção de conhecimento, valorizando os trabalhos de autoria dos alunos, é uma forma eficaz de manter os estudantes motivados pelos estudos. Mais que isso, o uso de tecnologias da comunicação estimula a leitura, a interpretação e escrita.
Com base nesses princípios, foi desenvolvido, pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, o projeto Radio na Escola, que abre espaço para alunos e professores discutirem temas de relevância para a comunidade.
Em três anos de atividade, o projeto já tem a adesão total de estudantes do 5º ao 9º ano do nível fundamental, em 13 escolas da rede municipal, além dos participantes do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos.
- MODALIDADE EMPRESA PÚBLICA
Demoiselle, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O projeto Demoiselle – inspirado na aeronave criada por Santos Dumont, que publicou todas as especificações técnicas de seu invento para quem quisesse aperfeiçoá-lo – é uma ferramenta livre, idealizada para servir de base a todas as empresas que fornecem software para a administração pública.
Desenvolvido pelo Serpro, o framework vai possibilitar a padronização das soluções tecnológicas do governo federal, o que significa eficácia e redução de custos nas operações. O projeto vem sendo desenvolvido de forma colaborativa, desde o início do ano, pelos integrantes da Comunidade Demoiselle.
Em janeiro de 2010, estará aberto ao público o primeiro curso a distância sobre a plataforma, que será gratuito.
- MODALIDADE EMPRESA PRIVADA
Intel Educar, da Intel.
Programa de abrangência e sucesso internacional, o Intel Educar chegou ao Brasil há oito anos. Começou capacitando professores em educação profissional e tecnológica de forma continuada, nas escolas da rede pública de São Paulo.
Hoje, o Intel Educar está presente em 26 estados e no Distrito Federal. Já formou 120 mil docentes dos níveis de ensino infantil, fundamental e médio. Sua principal característica é o efeito multiplicador da metodologia.
Professores-multiplicadores diretamente vinculados a secretarias de educação locais estendem a formação a outros docentes. O projeto estimula a colaboração entre os professores e o intercâmbio de ideias sobre o uso da tecnologia em sala de aula.
- MODALIDADE TERCEIRO SETOR, CATEGORIA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
Se Liga – Construindo a Cidadania Digital, do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico Social (Idear)
Em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, o Idear deu um grande pequeno passo para a inclusão digital na cidade e na região. Criou, em novembro de 2006, os dois primeiros telecentros comunitários do projeto SeLiga!
Hoje, Maracanaú tem 33 telecentros e planeja chegar a 88 em 2010. Todas as unidades vão funcionar em escolas municipais e outros equipamentos sociais de bairros carentes. Até agosto de 2009, o SeLiga! contabilizou um atendimento a 26 mil pessoas em oficinas e cursos, e 16.500 alunos de cursos online.
Um dos diferenciais do projeto é a estrutura de recursos humanos, formada por equipes de coordenação operacional, pedagógica, de monitoria, suporte técnico e logístico.
- MODALIDADE TERCEIRO SETOR, CATEGORIA FUNDAÇÕES E INSTITUTOS.
Rede Vivo Educação, do Instituto Vivo.
Tornar-se uma rede social viva, que agrega pessoas interessadas em explorar, propor e experimentar novos processos educativos na sociedade em rede.
Essa é a proposta da Rede Vivo Educação, concebida e implantada em três meses, a partir de dezembro de 2008. Em um ambiente de troca de informações e ideias, o site da rede abre espaço para a organização espontânea de indivíduos em torno de projetos comuns. E os primeiros projetos começam a ser lançados.
Os mais de 1.600 integrantes diretos da rede se conectam por meio da plataforma gratuita Ning – que oferece recursos de interatividade como fóruns, blogs, compartilhamento de vídeos e fotos.
- CATEGORIA ESPECIAL EDUCAÇÃO
Este ano, os projetos inscritos no Prêmio ARede com foco educacional foram tantos e eram de tão boa qualidade que a comissão organizadora decidiu conceder dois prêmios nessa categoria.
UCA Piraí – Um computador por aluno, da prefeitura de Piraí.
A cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, participou de um projeto-piloto do programa Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal. Os resultados foram tão satisfatórios que a prefeitura decidiu assumir a proposta e dar um notebook a cada aluno de todas as escolas da rede municipal.
Na época em que o piloto foi iniciado, o Índice Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) da escola que recebeu os equipamentos era de 2,6. Dois anos depois, subiu para 4,2. Em 2008, a escola-piloto também alcançou um dos menores índices de evasão escolar (0,06%) e uma taxa de aprovação de 89,9%.
É uma Educação dessa qualidade que o projeto UCA Piraí está levando a todos os estudantes da rede de ensino da cidade.
Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, do governo do Amazonas.
Moradores de comunidades rurais e de difícil acesso, no estado do Amazonas, não precisam mais deixar a escola por falta de condições de mudar de cidade para estudar. Criado em 2007, com base em uma rede via satélite, o projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, desenvolvido e gerenciado pela Secretaria de Educação do Amazonas, leva Educação formal para cerca de 26 mil amazonenses.
São jovens e adultos que cursam o ensino Médio em 740 salas de aula, de 400 escolas, em 62 municípios do interior do estado. O projeto começa a se estender agora para o ensino Fundamental. Os alunos assistem aulas à noite, pela TV, acompanhados por um professor em classe. Os conteúdos são produzidos pelo Centro de Mídias, em Manaus, onde são gravados os programas.
- PERSONALIDADE DO ANO
Léa Fagundes, assessora do Ministério da Educação no projeto Um Computador por aluno, e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A personalidade do Ano de 2009, para todos nós, que sabemos da importância da inclusão digital, dispensa justificativas. Seu maior mérito é uma vida inteira de dedicação àquela que ela considera a profissão “mais bonita” de todas: o magistério.
Mais que isso, exibe uma carreira de sucesso, construída com de ternura e entusiasmo, suas armas para fazer educadores e gestores da Educação brasileira compreenderem que “o professor não precisa saber ensinar, tem que saber aprender para ajudar os alunos a aprender”.
Ela deu a primeira aula aos dez anos de idade, para uma menina de 15 anos. De lá para cá, dirigiu grandes projetos universitários, foi pioneira no uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação e, entre muitos prêmios, foi homenageada pela Unesco.
Ela acredita que a tecnologia pode ser uma prótese cognitiva e que os desafios da educação são vencidos com motivação dos professores. “Eu quero coisas novas!”, disse, alguns dias atrás, às vésperas de completar oitenta anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário